As empresas se apressam para cumprir o prazo da EFD do PIS/Cofins

02/11/2011 14:19

 

Faltam dois meses para terminar o ano e se aproxima a data de cumprimento de uma das mais complexas obrigações acessórias exigidas pela Receita Federal,a Escrituração Fiscal Digital (EFD) do PIS/Cofins.

Os contribuintes que ainda não iniciaram o processo de organização e consolidação da base de dados para transmitir as informações devem se apressar.

O cronograma estabelecido prevê a entrega dos arquivos a partir de 7 de fevereiro de 2012 pelas pessoas jurídicas sujeitas a acompanhamento econômico-tributário diferencial,com informações baseadas nos fatos geradores a partir de 1º de abril este ano.

A mesma data vale para os contribuintes que são tributados com base no Lucro Real,cujos arquivos devem conter informações sobre fatos geradores ocorridos a partir de 1º de julho.

No mês seguinte será a vez das pessoas jurídicas sujeitas à tributação com base no Lucro Presumido. Neste caso,os arquivos devem conter informações sobre fatos geradores ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2012.

Algumas empresas que fornecem soluções para esse mercado já detectam sinais de aquecimento da demanda. É o caso,por exemplo,da Sispro – Serviços e Tecnologia para Administração e Finanças,que registrou aumento de chamadas em sua central de atendimento.

Segundo Priscila Soares Falchi,coordenadora de marketing da Sispro,a iniciativa das empresas ocorre em boa hora porque elas não podem deixar para atender a exigência do Fisco em cima do prazo,que foi adiado para 2012 pela Instrução Normativa 1.161.

Trata-se do segundo adiamento do prazo,lembra a executiva. “Nas duas oportunidades em que ocorreu o adiamento sentimos muitas empresas aliviadas com a possibilidade de melhor trabalhar suas bases de dados e atualizar seus sistemas para esta finalidade”,afirma.

Priscila chama a atenção para necessidade de um planejamento por parte dos contribuintes. “Este aumento da procura pelos nossos serviços e sistemas indica que as empresas estão motivadas a não correr risco de atraso”,comenta.

Para suprir a demanda,a Sispro preparou três opções para aquisição da sua solução Sispro EFD-PIS/Cofins:instalação nos servidores do cliente,contratação do serviço pela web ou contratação de toda operação com a equipe e infraestrutura da empresa.

Em todos os casos,o sistema trata e concentra toda a informação analítica base para a apuração das informações e controle de crédito da contribuição. Além disso,cria o arquivo digital de acordo com as especificações e exigências da Receita Federal.

Na avaliação de Alexandre Noviscki,diretor da H2A Soluções Corporativas,muitas empresas ainda não adotaram os sistemas adequados para a geração e transmissão dos arquivos e,por isso,tiveram dificuldades para elaboração dos arquivos por causa da quantidade de campos de informações.

O executivo sugere a criação de um comitê especializado para elaboração,acompanhamento da geração e apresentação dos arquivos de digitais. Trata-se de uma alternativa para preparar e entregar as obrigações fiscais dentro do prazo e sem inconsistências.

“As empresas não podem esquecer que com um maior volume de informações é essencial que os processos comecem a ser feitos agora,para evitar atrasos e também pensando nas possíveis dificuldades que podem aparecer ao longo do caminho”,diz.
Especializada em soluções de TI voltadas para as áreas contábil,fiscal e tributária,a H2A Soluções atua tanto na integração de sistemas tem como clientes a Leroy Merlin,Dia Supermercado e C&C,entre outros.
Fonte:TI INSIDE