Empresas do Simples podem acessar informações do FGTS sem certificado digital

03/01/2012 21:15

A Resolução 94/11 do Comitê Gestor do Simples Nacional, publicada em dezembro, livra as empresas da exigência do certificado digital para acessar as informações do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
A medida beneficia os micro e pequenos negócios do Simples Nacional com até dez empregados, incluindo os Empreendedores Individuais (EI).
A resolução exclui os negócios com essas características da exigência de certificação digital estabelecida pela Circular 547, de abril de 2011, publicada pela Caixa Econômica Federal – agente operador do FGTS.
A circular estabelecia o uso obrigatório da certificação para todos os micro e pequenos empreendimentos, inclusive os do Simples Nacional, a partir de 1º de janeiro de 2012.
“A certificação geraria custos e burocracia para essas empresas e inibiria a formalização de empregados”, explica Silas Santiago, secretário executivo do comitê.
“Uma certificação digital custa em média R$ 200, o que ainda é alto para essas empresas”, reforça Helena Rego, analista de Políticas Públicas do Sebrae, Helena Rego.
Estima-se em mais de 6,1 milhões o número de micro e pequenos empreendimentos formais no Brasil.
Entretanto, até novembro, existiam no País apenas 1,7 milhão de certificações digitais de pessoas jurídicas de todos os portes, segundo dados da Fenacon.
A Resolução 94 do CGSN consolida todas as resoluções do Simples Nacional.
O documento trata, por exemplo, do fim da entrada da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), estabelecida pela Lei Complementar 139/11.  medida vale para as declarações referentes a 2012.
Em março deste ano, as empresas enquadradas pelo Simples ainda precisam entregar a declaração relativa às receitas de 2011.

 

Fonte: TI Inside